Como lançar um programa de fidelidade?

Com o programa de fidelidade desenhado, é hora de lançá-lo para o público - entenda como fazer isso adequadamente

Programas de fidelidade são um conjunto de estratégias que uma empresa adota tendo como objetivo principal recompensar e incentivar os clientes, desenvolvendo uma relação de lealdade, para que eles continuem consumindo seu produto ou serviço

Para que um programa de fidelidade gere resultados positivos tanto para os clientes quanto para a empresa, é necessário planejá-lo adequadamente. 

Aqui na Indico, desenvolvemos uma metodologia de planejamento própria que já foi aplicada em projetos de grandes clientes. 

Anteriormente, falamos das primeiras etapas desta metodologia, estudo e desenho. Agora seguimos para a última etapa, que é a de organização.

Como lançar um programa de fidelidade

Com o desenho completo do programa em mãos, é hora de organizar as iniciativas de forma coordenada. Isso envolve a tradução das estratégias em ações concretas e mensuráveis

Aqui, é necessário entender o que deve ser priorizado, qual será o cronograma a cumprir, quem são os responsáveis por cada tarefa e como o progresso será medido.

Começando com um plano de lançamento, passando pela implementação e chegando à gestão, esta etapa é fundamental para que o programa saia do papel e seja disponibilizado ao público. 

Plano de lançamento

O plano de lançamento de um programa de fidelidade marca o início oficial de sua estreia no mercado. Esta etapa requer um planejamento cuidadoso, com uma execução coordenada entre diversas áreas para garantir que o lançamento seja bem sucedido

E aqui não devemos pensar apenas no lançamento para o público geral. É importante, também, desenhar o lançamento do piloto do programa (ou seja, um lançamento teste feito para um público específico).

O piloto irá permitir a validação das mecânicas, atributos e experiências propostos. Dessa forma, é possível identificar pontos de melhoria, refinar o desenho e obter novos insights de acordo com os resultados obtidos. 

Esse também é o momento de alinhar seu público interno sobre as diretrizes do programa. Assim, todos os colaboradores compreendem a importância do programa e o papel que desempenham para garantir o sucesso do projeto.

Portanto, em seu plano de lançamento, considere as entregas que precisam ser feitas por cada área, o tempo de duração do piloto, o período para avaliar os resultados obtidos e o prazo para lançar o programa oficialmente. 

Sobre a Indico

Criamos e gerenciamos programas de fidelidade que conectam marcas e clientes, gerando o engajamento necessário para o desenvolvimento do seu negócio.

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