Engajamento do cliente: o que é, quais são os tipos

O marketing está em constante mudança. Quando você pensa sobre isso, dois dos principais componentes são tecnologia e pessoas. Devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, a forma como as pessoas interagem umas com as outras muda. Isso significa que as marcas precisam mudar suas estratégias de engajamento do cliente de acordo.

O envolvimento do cliente é um fator chave para o sucesso de sua estratégia de marketing, seja você B2B ou B2C. 

Engajamento do cliente, ou customer engagement, é um conjunto de interações da marca com o público, pensadas estrategicamente para atrair, reter e mantê-lo fiel.  

Muito além do “gostar” de um produto ou serviço, o engajamento é a participação, interação e contribuição do cliente de forma espontânea.

Uma pessoa pode encontrar seus produtos ou serviços sem nunca ter sido cativado por campanhas, mas a partir do momento em que a interação começa é preciso criar uma relação que o incentive a nunca deixar a empresa.

Tipos de engajamento

  • Contextual 

Quando conhecemos bem nossos clientes, sabemos seus padrões de aquisição, gerando oportunidades de oferta. 

Para que este tipo de engajamento seja útil, é necessário investir em pesquisa, tecnologias e profissionais que permitam conhecer e entender os padrões de público, olhando para o seu histórico e suas ações em tempo real. 


Mandar cupons em certos horários do dia, ou dependendo da sua localização, lembrá-lo de passar no seu estabelecimento e ganhar um “mimo” ou um desconto, tornam a experiência mais personalizada e inserem sua empresa no contexto diário dos consumidores.

  • Por Conveniência 

É o engajamento que se dá a partir da facilidade que o cliente tem de conseguir algo da marca desejada. Tornar mais fácil para o público conseguir seus produtos, ou serviços, sem que a empresa precise oferecer. 

Estas facilidades reduzem os atritos na jornada de compra, melhorando ainda mais as interações. 

  • Emocional 

Ignorar o emocional do consumidor é um erro cometido por muitas empresas.

Os sentimentos são um dos principais fatores na decisão de compra durante a jornada do cliente.

Vínculos afetivos podem estar relacionados a cores, imagens, sons, cheiros e muito mais. Utilizando tecnologias de gerenciamento do consumidor é possível traçar o ambiente ideal para um indivíduo fazer uma tomada de decisão favorável de forma mais rápida e consistente.

  • Engajamento social 

Boas e más experiências são compartilhadas diariamente em todas as mídias sociais e o que é dito da sua empresa não pode ser ignorado. Investir em boas experiências é um passo positivo, pois assim o boca a boca do serviço, ou produto, será em grande parte favorável. 

Além de garantir uma boa experiência, o posicionamento coerente da marca é sempre necessário para criar identificação com o público. Uma forma atual é atrelar a marca a influenciadores digitais relevantes para o público-alvo. Estas parcerias devem ser estruturadas de forma a seguir os propósitos, missão e valores da marca.

A presença em ações de cunho social também é importante. Os consumidores atuais e, principalmente as gerações futuras, estão cada vez mais dando importância às empresas que não só entregam um produto ou serviço de qualidade, mas também se importam e atuam para evoluir a sociedade e ambiente em que estão inseridos.

Engajamento de Clientes

Engajamento é uma das estratégias mais úteis para se alcançar a fidelidade, tendo como foco criar um relacionamento emocional com o público. Desta forma o cliente se torna um defensor da marca e tende a preferi-la ao invés da concorrência.

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