Engenharia Financeira: por que é importante para os programas de fidelidade?

Ao pensar em programas de fidelidade, a primeira coisa a que devemos nos atentar é a viabilidade do projeto e, para fazer isso, devemos voltar nosso olhar para a Engenharia Financeira. Essa área se utiliza de diferentes ferramentas matemáticas para achar as melhores soluções em finanças dentro de uma empresa

Para o artigo de hoje, convidamos Alix Gomes, o Analista de Planejamento Financeiro da Indico,  para explicar sobre a área e como ela funciona dentro dos programas de fidelidade.

Engenharia financeira e loyalty 

Engenharia financeira, em síntese, é a utilização de métodos matemáticos estatísticos para encontrar soluções financeiras que embasem a tomada de decisões e criação de estratégias. São criados diversos cenários com todas as possibilidades de investimentos e seus resultados para que o cliente saiba qual é o caminho mais seguro a ser seguido. 

Dentro do loyalty, a engenharia financeira precisa levar em consideração o fator humano além dos investimentos financeiros, pensando em todos os possíveis cenários de reação do público ao programa de fidelidade. Dessa forma, durante o desenvolvimento do programa, pode-se definir valores que realmente façam sentido.

“A engenharia financeira é essencial para o desenvolvimento de um bom programa de loyalty, é a partir dela que se define o valor de pontos, resgate e o investimento necessário para viabilizar o programa”  - afirma Alix.

Tendo em vista todos os cenários possíveis para o programa, a empresa pode se prevenir  de possíveis períodos de baixa participação do público. Como já foi dito, o fator humano é levado em consideração e é a base das projeções, mas ele também pode ser imprevisível

Imagine um cliente que mensalmente faz uma compra da sua marca, a probabilidade de que ele continue com esse padrão é alta, mas não se pode descartar a possibilidade de ele simplesmente interromper seu fluxo de consumo. Isso nem sempre tem a ver com sua empresa ou produtos, mas sim com fatores externos. Tudo pode acontecer e um engenheiro financeiro prevê esses cenários para encontrar a melhor forma de solucioná-los. 

“A engenharia financeira permite a criação e visualização de diversos cenários com a finalidade de entender o impacto da alteração de uma ou outra premissa (uma situação ou valor variável), como um efeito borboleta” - completa Alix. 

Esse processo é conhecido como “Teste de sensibilidade", que é o ato de visualizar como o programa se comporta a partir da variação de uma premissa, descobrindo assim a sensibilidade da métrica em relação ao modelo, possibilitando a construção de um cenário para cada variação relevante

É preciso lembrar que todas as projeções e valores calculados não são aleatórios, eles são desenvolvidos através de dados e números reais e, a partir deles, são criadas possíveis variações. 

Construindo um modelo de negócios em um programa de loyalty 

Na construção de um modelo de negócios, primeiramente são usadas as informações de CRM, para fazer a análise de todas as bases de clientes a fim segmentá-los. A partir daí começa-se a criar previsões de como será o comportamento do consumidor médio

Sabendo os possíveis comportamentos do consumidor é a hora de começar a estudar as possibilidades de interação do cliente com o programa de fidelidade, ou seja, como se dará a dinâmica de resgate e acúmulo de pontos. Com essas informações em mãos, o engenheiro financeiro consegue descobrir a rentabilidade e a viabilidade do programa

 “A essência de um bom modelo financeiro está em suas premissas sobre o desempenho futuro do negócio” - diz Alix.

O papel da engenharia financeira após a implantação do programa de fidelidade

Quando o programa finalmente sai do papel e está em vigor, é trabalho do engenheiro financeiro observar quais previsões e cenários se tornaram realidade, o que de fato funcionou ou não. Dessa forma, ele passa a estudar possíveis alterações e melhorias

Se durante todo o processo inicial são pensadas e analisadas as possibilidades, com o programa de fidelidade já implementado são usados os dados reais. Então, periodicamente, o engenheiro financeiro pode reavaliar a rentabilidade do programa e assim saber como mantê-lo viável financeiramente para a empresa.  

“É preciso saber observar os riscos e oportunidades que surgem quando o programa é de fato lançado e saber como lidar com cada situação” - finaliza Alix.

Conheça a Indico

A partir de iniciativas que alcançaram mais de 150 milhões de clientes em 9 países, somos a Martech brasileira que une Loyalty e Inovação para criar conexões únicas entre consumidores e marcas.

Criamos soluções que impulsionam relacionamentos e transformam resultados. 

Campanhas, programas e projetos disruptivos que conectam ideias, inovação, dados e tecnologia para engajar, encantar e fidelizar clientes. Orientados por dados, geramos insights e novas oportunidades, evoluindo a experiência do cliente com a marca. 

Entre em contato conosco para saber como podemos gerar mais fidelização para a sua marca e impulsionar seus resultados!