Job to be Done: aprenda a entender melhor o seu cliente

O job to be done auxilia as marcas a entender a necessidade de cada cliente no momento de compra, o que tem como consequência maior satisfação e fidelização. 

O job to be done, ou trabalho a ser feito em tradução livre, foi criado pelo administrador e professor Clayton Christensen para simplificar a identificação e a criação de soluções com base no contexto dos consumidores. 

Para a jornada de compra, o contexto pode ser definido como o conjunto de circunstâncias que guiam as necessidades do consumidor. É através desse elemento que se identifica o cliente, seus desejos e suas motivações no momento da compra de um produto ou serviço. 

No Marketing Dinâmico, o contexto é construído a partir da captação de dados em tempo real, já que cada interação do consumidor com a marca alimenta insights sobre anseios e necessidades. 

Ao entrar com uma marca para consumir seu produto ou serviço, o consumidor está a contratando para solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O trabalho a ser feito pela empresa, portanto, ajudará o indivíduo a resolver essa necessidade. 

Essa necessidade, por sua vez, pode ser classificada como funcional, social ou emocional. 

Confira o exemplo a seguir, considerando a circunstância de um jovem adulto que deseja morar sozinho:

  • Necessidade funcional: “Quero sair da casa dos meus pais para ter mais independência.” 
  • Necessidade social: “Minha família espera que eu faça isso sozinho, mas preciso de ajuda financeira.”
  • Necessidade emocional: “Sinto culpa por abandonar meus pais e sair da casa onde cresci.”

Ao identificar a necessidade do cliente no momento de contato com a marca para buscar um produto/serviço, as empresas são capazes de atuar de maneira mais assertiva e satisfatória através de ações direcionadas corretamente. 

Ao entender qual é o seu job to be done e analisar sua jornada de compra, a empresa pode definir qual é a melhor estratégia para fazer o cliente seguir em direção à próxima etapa da jornada de compra - ou seja, sua next-best-action.

Marketing Dinâmico

Job to be Done, contexto e next-best-action são alguns dos conceitos fundamentais do Marketing Dinâmico, a união entre Marketing e Tecnologia que é novidade no mercado nacional e irá transformar a relação da sua empresa com os clientes. 

Clique aqui e faça o download gratuito do primeiro material completo sobre Marketing Dinâmico do Brasil, criado pela Indico.